Programação fetal e a importância da nutrição durante a gestação

Programação fetal e a importância da nutrição durante a gestaçãoA gestação é um período crucial para a adequada formação e desenvolvimento do bebê. Durante este período fatores externos ligados a mulher podem agir diretamente na formação do bebê, como o tipo de alimentação, prática de atividade física, tabagismo, ingestão de bebidas alcóolicas, dentre outros.

Muitos estudos têm sido desenvolvidos nesta área e os cientistas tem observado que o tipo de ALIMENTAÇÃO que a mulher consome durante a gestação possui ação direta no DNA do bebê, podendo provocar modificações nas expressões dos genes, as quais podem favorecer a sua saúde ou aumentar o risco de doenças futuras.

Além disso, outros fatores (que também são, em sua maioria, desenvolvidos devido à má alimentação) também estão intimamente relacionados às alterações no DNA do bebê como o início da gestação já com peso elevado, ganho de peso excessivo durante a gestação, diabetes e hipertensão gestacional.

O mais interessante é que, recentemente, os estudos vêm mostrando que estes efeitos da má nutrição durante a gestação podem repercutir até a vida adulta do indivíduo. Ou seja, aquela modificação em seu DNA que ocorreu durante a gestação, pode elevar o risco de desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras, não só durante a infância e adolescência, mas também na vida adulta. O DNA uma vez modificado, não terá mais como ser reparado.

Portanto, além de promover a saúde e bem estar da mulher durante a gestação e o adequado crescimento e desenvolvimento do feto, a NUTRIÇÃO
possui um papel importante para a prevenção de doenças futuras no bebê que irá nascer e modulação do seu DNA favorecendo a saúde por toda a vida!

Emily Brandão, Nutricionista Materno Infantil – CRN5 7493.


  • Rodape

    Copyright © 2013 Gestass Assessoria. Todos os direitos reservados.
    Tel:(73) 99143-8307