Chá de Bebê

Chá de bebêUma tradição na nossa cultura, o Chá de bebê é a primeira festa preparada, com todo o carinho, para o mais novo membro da família. É o motivo para a mãe e sua família reunir amigos e parentes, divulgar a chegada do bebê, mostrar a barriguinha, ouvir conselhos, e, com certeza, ganhar muitos presentinhos que vão compor o seu enxoval. É um momento de alegria, mas, para algumas mães é, também, motivo de preocupação, por achar que o trabalho, aliado ao custo, não compensa.

Mas, neste site, você encontrará algumas dicas que facilitarão o seu trabalho, que lhe ajudarão na programação. Você terá referências sobre as novidades para a comemoração, e, de forma prática, realizará o Chá do seu bebê, de forma única, bonita e agradável.

Inicialmente, vamos pensar no que você quer fazer. E para isso, conhecer os tipos de comemorações ajuda a decidir.

  • Conceito

De onde vem o Chá de bebê?

Muitos dizem que surgiu na Inglaterra, onde a tradição do famoso Chá da tarde é quase uma religião. Assim, foi feita uma adaptação e a mamãe, para comemorar a chegada do bebê, reunia as amigas e mulheres da família, depois do parto, o que acontecia ganhando presentinhos das convidadas.

Ao longo do tempo, esta tradição foi mudando e a comemoração passou a ser realizada antes do nascimento do bebê. De uma festa para mulheres o evento tomou novo formato e, hoje, os pais optam por realizar os Chás de Bebê incluindo amigos e familiares, tanto mulheres como homens, sem dispensar as crianças.

Alguns dizem que os antigos chás eram exclusivamente para o primogênito do casal. Atualmente, as famílias realizam comemorações para a chegada de todos os filhos, e, muitas vezes, com vários chás, por gestação, com comemoração no trabalho da mamãe, do papai, na academia, para familiares, ou apenas uma só festa para os amigos mais chegados.

Não importando o tamanho ou formato, o que marca neste tipo de festa é o objetivo de reunir amigos e familiares para comemorar a próxima chegada do bebê. A lembrancinha, as comidas e bebidas, a decoração e a roupa mais adequada para ir à festa são detalhes que, juntos, fazem a felicidade dos pais, de familiares e amigos.

  • Chá de bebê

A primeira coisa a ser lembrada, quando se pensa em um Chá de bebê, é que esta comemoração deve acontecer entre o 6º e o 8º mês de gestação, pois é quando já se sabe o sexo do bebê, os pais começam a fazer o enxoval e a barriguinha da mamãe já está mais à mostra.

Conhecer os três formatos de chá de bebê ajuda na decisão do que fazer:

  1. No primeiro, um Chá de bebê tradicional, a mamãe opta por não dar sugestões sobre o que receber, deixando os convidados livres para presentear desde sapatinhos, fraldas e roupinhas, até móveis, acessórios de decoração, brinquedos e outros.
  2. A segunda opção, também um Chá de bebê tradicional, a diferença está em a mamãe apresentar uma lista com sugestões do que gostaria de receber para compor o enxoval do bebê, incluindo cor, tamanho e modelo do presente.
  3. A terceira, o Chá de fraldas, como o nome sugere, é uma comemoração onde a mamãe opta por receber o item mais utilizado pelo bebê, a fralda. Esta opção deixa a mãe livre para compor o enxoval do jeito sonhado, e ao mesmo tempo faz uma reserva de fraldas para um longo período, já que este item é um dos mais dispendiosos, e é uma necessidade da criança por muito tempo.

Mas, como a imaginação das mães é fértil e cada uma tem sua própria forma de pensar, dar asas a imaginação e inventar, criar e inovar pode mudar o conceito e criar uma nova forma de comemoração que traga a cara da mamãe e do papai. E em se falando de festa, toda ideia deve ser considerada.

  • Como organizar um chá

Um chá pode ser organizado pelos pais, por familiares, ou mesmo por amigos que querem promover uma surpresa para os pais. Em alguns, onde se segue a tradição mais antiga, os convidados, além da lembrancinha para o bebê, levam pratos com salgados ou doces para a festa, que é compartilhada.

Mas, na atualidade, existem versões que vão desde as superproduções, com foto em 3D, do bebê ainda na barriga da mamãe, passando pelas temáticas, até as decorações mais simples e representativa para cada organizador.

Depois de considerar as suas condições para fazer o Chá de bebê, sua disposição para a organização e com quem você contará nessa tarefa, pegue o papel e lápis e siga os passos:

  • Quantos convidados vão à festa? Faça a sua lista;
  • Qual a melhor data para o evento? Não esqueça de considerar o período apropriado da gestação.
  • Qual o local apropriado para o número de convidados; Veja com antecedência e reserve-o para a data escolhida;
  • A que horas deve acontecer – a hora é importante para definir o tipo de comida a ser servida;
  • Defina o tema da decoração, pois a lembrancinha e o convite devem seguir a mesma linha;
  • Em função do número de convidados, da hora do evento e do tema, decida o tipo de comida a ser servida. Neste caso, se pela manhã, um almoço cai muito bem; Já à tarde, um chá para mulheres é bem indicado, ou um festival de tortas, que cairá como uma luva. Se preferir a noite, as opções vão desde um jantar até um serviço de buffet, com salgados e doces, ou mesmo uma balada ou música ao vivo. Neste momento a família é quem decide, em função da sua preferência.
  • Providencie os convites; estes podem ser personalizados (mandando confeccioná-los) ou comprados prontos. Distribua-os com, no mínimo, 25 dias de antecedência, para que os convidados possam se planejar.

A dica para os convites é: Se optar por um chá de fraldas, sugira, no convite, o tamanho e a marca de sua preferência. Geralmente os tamanho M e G, são em maior quantidade, pois a criança usará por mais tempo. As RN e P são usadas apenas nos primeiros momentos, até ela ganhar peso.

A dica sobre bebidas é: O tipo de bebida deve combina com a hora, o tipo de festa a ser realizada, e a comida a ser servida.

  •  Decoração

Aqui está a realização da mamãe. A escolha do tema geralmente fica a cargo da mãe, que, por sua vez, escolhe levando em consideração o sexo da criança.  Existe uma grande variedade de produtos no mercado e muitas ideias: as temáticas, com bolinhas ou florzinhas, com fotos, bichinhos e carrinho, enfim, uma gama de opções para atender a todos os gostos. Nesse particular, vale a criatividade.

A dica de decoração é: Comece a buscar sugestões pela internet. Se encontrar, vale repaginar o tema, escolhendo uma cor de sua preferência, acrescentando novas peças, em fim, adequando ao seu gosto. Forminhas para doces, lembrancinhas, guardanapos, pratinhos e copinhos podem, ou não, seguir o motivo da decoração, conforme a sua preferência.

  • Serviço

Caso a festa necessite, não se esqueça de contratar um serviço que lhe auxilie, pensando sempre que o garçom é fundamental para que os pais tenham liberdade para atender os convidados.

  • Lembrancinhas

Se for oferecer uma lembrancinha aos convidados, o que é sempre bom, o mercado oferece uma gama de variedades. Tanto a internet quanto revistas especializadas podem lhe auxiliar, caso você ainda não tenha se definido.

Se você é prática e quer dar uma lembrancinha útil, uma boa pesquise lhe levará a peças artesanais lindas, ou a casas especializadas que oferecem variedades, as mais interessantes.

  • Animação

Uma brincadeira ou animação além de alegrar a festinha, faz com que todos participem um pouco do momento da sua gestação. A animação geralmente é feita por profissional contratado, ou por um amigo que tenha a manha.

Já as brincadeiras, são variadas e interessantes. Brincadeiras como: os pais devem adivinhar o número de fraldas ou de pacotes que o bebê ganhou. Quem errar, paga uma prenda. Outra brincadeira é adivinhar a circunferência da barriga da mamãe; para isso, com um rolo de barbante (cordão), cada pessoa vai cortando o tamanho que achar conveniente. Depois, começam a medir a barriga. Quem acertar ganha um brinde. Muitas outras brincadeiras são realizadas para animar a festa. Vale a criatividade e pesquisar, em nada atrapalha.

No final, o toque pessoal do casal é que faz a diferença no ambiente, é que molda a festa. Pense no que quer, anime-se e vá à luta. Sua festa será um sucesso.

Este site estará sempre em movimento.A sua atualização será constante e trará dicas e novidades para atender a você, mamãe.

  • Rodape

    Copyright © 2013 Gestass Assessoria. Todos os direitos reservados.
    Tel:(73) 99143-8307