A importância da amamentação no ciclo gravídico-puerperal


A cada dia mais se confirma em vários estudos os benefícios que o aleitamento materno traz para mães, bebês, famílias e sociedade em geral, e ainda tem-se muito mais para descobrir sobre este assunto tão amplo.

A amamentação faz parte do ciclo gravídico-puerperal de todas as gestantes, devendo as mesmas se prepararem para amamentar, assim como, para o parto, durante pré-natal. São raros os casos em que mulheres por problemas de saúde não devem ou não podem amamentar.

A produção de leite é um processo fisiológico, mas amamentar é um ato que precisa de aprendizado, conhecimentos, dedicação e compreensão por parte das mães e suas família, para que dê certo. Ainda assim, intercorrências e dificuldades podem surgir nos primeiros momentos ou até mais tarde, para mães e bebês. Nesses casos, o apoio de profissionais capacitados atuando oferecendo soluções e orientações adequadas para as mães, é imprescindível e decisivo para que elas estendam a amamentação, acabando com mitos da sociedade e beneficiando toda a família.

O aleitamento materno deve ser exclusivamente até os seis meses de vida do bebê, sem oferecer nenhum alimento e outros líquidos, e deve ser mantido até dois anos ou mais da criança.

Amamentar protege a mulher contra o câncer de mama e outras doenças, além de ajudar no retorno uterino ao tamanho fisiológico e outros fatores positivos no corpo dela durante o resguardo. Evita alergias, infecções, doenças na criança, problemas de ordem respiratórios e fonoaudiológicos causados por uso de mamadeiras e chupetas, além de ser a nutrição perfeita e ideal para crianças ate o sexto mês de vida e complementar na infância.

Mães bem orientadas, e com amamentação corretamente estabelecida, constituem um vinculo saudável, feliz e de amor com seus filhos, evitam problemas nas mamas como mastites, ingurgitamentos, dores, fungos e bactérias, gastos desnecessários com fórmulas de leite artificiais e objetos de amamentação sem função. A combinação de um bebê que mama corretamente e uma mãe bem instruída, geram crianças e mulheres mais saudáveis!

Daniela Nascimento

Enfermeira Obstetra/Sócia Propriet. da Emp. Gestass
COREN-BA -290.335


  • Rodape

    Copyright © 2013 Gestass Assessoria. Todos os direitos reservados.
    Tel:(73) 99143-8307